Edição da tipografia - Bernardo
estudos de algumas imagens ( caravaggio)Tati
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Na aula de Dinâmica, pude compreender a importância de ouvir e falar as outras pessoas, e respeitar as ideias dos outro.
Na competição em grupo, observei uma coisa muito importante pra mim, o valor de dar oportunidade a outra pessoa, para que ela pudesse expressar seus/suas ideias. A energia em grupo fez com que todos participassem e interagissem.
Foram citados também, o que atrapalha e o que ajuda a interação de um grupo, como por exemplo: Atenção visual, expressamento corporal, etc.
foram citados alguns exemplos de vida, ou seja, experiências adquiridas.
Na competição em grupo, observei uma coisa muito importante pra mim, o valor de dar oportunidade a outra pessoa, para que ela pudesse expressar seus/suas ideias. A energia em grupo fez com que todos participassem e interagissem.
Foram citados também, o que atrapalha e o que ajuda a interação de um grupo, como por exemplo: Atenção visual, expressamento corporal, etc.
foram citados alguns exemplos de vida, ou seja, experiências adquiridas.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Elementos de linguagem fotográfica
O que é ISO?
ALGUNS FOTÓGRAFOS CITADOS NAS AULAS:
- Iluminação
- Relação de planos
- Enquadramento/ composição
- Textura
- Ponto de vista ângulo
- Perspectiva
- Cor
- Movimento
- Foco/ Nitidez
Câmera pinhole
Uma câmera ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. A existência de um pequeno furo, estenopo do grego stenopo e que em português permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica.
A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projectada para a parede oposta ao orifício ao contrario. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno na ordem de 0,02 polegadas (0,5 mm) ou menos. O obturador da câmera pinhole geralmente consiste de uma mão espalmada ou de algum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo. As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmeras convencionais devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora.
A imagem pode ser projetada em uma tela translúcida para visualização em tempo-real (popularmente utilizadas para ver o eclipse solar), ou pode expor filme ou um dispositivo de carga acoplado(CCD). As câmeras pinhole com CCDs são algumas vezes utilizadas em serviço de vigilância devido a seu tamanho pequeno.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cor --> Contraste, preto e branco.
ILUMINAÇÃO
Direta-Sombras
bem marcadas
dura
Indireta- Suave
Rebatida
filtrada
Nuvem- Filtro
INTENSIDADE
QUALIDADE
_________frontal \ diagonal
Posição___________lateral + >
__________contraluz / diagonal
Obturador
O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme (ou do sensor das câmeras digitais) à luz em uma câmera fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica embutido no interior do corpo da câmera após o diafragma. A velocidade do obturador, é um dos fatores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo.
O tempo de abertura do Obturador deve ser adequado ao ISO do filme/ou seleção da câmera digital utilizado. Sua nomenclatura é B, que em sua numeração corresponde ao "nulo" ou "zero", onde o tempo de abertura do obturador é igual ao tempo em que seu dispositivo estiver sendo acionado. Além de B têm-se as "velocidades" positivas: 1, 2, 4, 8, 15, 60, 125, 250, 500, 1.000, 2.000, 4.000, 8.000 . E as negativas: 30, 15, 8, 4, 2.
As velocidades do obturador são subdivididas em baixa (de 1 até 30), média (de 60 até 250) e alta (de 500 até 8.000)
A relação entre obturador e Sensibilidade ISO é a seguinte:
Filmes de alto ISO, necessitam de menos luz, logo maior é a velocidade do obturador. Filmes de baixo ISO, necessitam de mais luz, logo menor é a velocidade do obturador.
O que é abertura do diafragma
O DIAFRAGMA É UM “OLHINHO” QUE ABRE NA HORA DE TIRARMOS A FOTO PARA QUE A LUZ PASSE. CONTROLAMOS A ABERTURA DESSE OLHINHO PARA EXPOR CORRETAMENTE.
Em fotografia analógica, ISO (ou ASA) é a indicação do quão sensível é o filme para a luz, sendo representado por números (100, 200, 400, 800...). Quanto menor o número, menor a sensibilidade do filme para a luz, e menos granulada sua imagem será.
Em fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor, e o mesmo princípio aplicado à fotografia analógica é aplicado na fotografia digital. Altos valores de ISO são geralmente usados em situações de pouquíssima luz, para se usar tempos de exposição menores, e assim, não obter fotos borradas ou tremidas. Mas o custo será a obtenção de fotos com mais ruído.
Observe as duas imagens a seguir:
Annie Lebavitz
Cássio Vasconcelos
Henri Cartier Bresson
Cesar Barreto
Sebastião Salgado
Renan Cepeda
Duane Michals
David Hockney
Vik Muniz
Walter Firmo
Miguel Rio Branco
Profundidade de Campo
A profundidade de campo é gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável. A profundidade de campo depende dos tipos de câmeras, aberturas e distância, apesar de também ser influenciada pelo tamanho da impressão e pela distância de visualização da imagem. Essa seção foi pensada para ajudar a melhorar a compreensão intuitiva e técnica de profundidade de campo aplicada na fotografia.
Lente 50mm
Assinar:
Comentários (Atom)







